segunda-feira, 30 de junho de 2008









quinta-feira, 26 de junho de 2008









Fragmentos de textos de Clarisse Lispector

"Estou sendo alegre neste instante, por isso me recuso a ser vencida. Então amo como resposta."

"Não se preocupe em entender a vida, viver ultrapassa qualquer entendimento."

''É que sou um pouco antes. E só isso. Juro por Deus. E sou um pouco depois também."


"Liberdade é pouco... O que eu desejo ainda não tem nome!"

Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma."

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro".


"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."


"Sou como você me vê... Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania, depende de quando, e como você me vê passar!"

"Dá-me a tua mão. Porque não sei mais do estou falando. Acho que inventei tudo, nada disso existiu! Mas se inventei o que ontem me aconteceu - quem me garante que também não inventei toda minha vida anterior a ontem?"

"Não é à toa que entendo os que buscam caminho. Como busquei arduamente o meu! E como hoje busco com sofreguidão e aspereza o meu melhor modo de ser, o meu atalho, já que não ouso mais falar em caminho. Eu que tinha querido. O Caminho, com letra maiúscula, hoje me agarro ferozmente à procura de um modo de andar, de um passo certo. Mas o atalho com sombras refrescantes e reflexo de luz entre as árvores, o atalho onde eu seja finalmente eu, isso não encontrei. Mas sei de uma coisa: meu caminho não sou eu, é outro, é os outros. Quando eu puder sentir plenamente o outro estarei salva e pensarei: eis o meu porto de chegada".

"Um domingo de tarde sozinha em casa dobrei-me em dois para a frente - como em dores de parto - e vi que a menina em mim estava morrendo. Nunca esquecerei esse domingo. Para cicatrizar levou dias. E eis-me aqui. Dura, silenciosa e heróica. Sem menina dentro de mim."

"...Saudade é um pouco como fome. Só passa quando secome a presença. Mas às vezes a saudade é tão profundaque a presença é pouco: quer-se absorver a outrapessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para umaunificação inteira é um dos sentimentos mais urgentesque se tem na vida..."

"Você pode até me empurrar de um penhasco, mas eu voudizer: E daí? Eu adoro voar!"

"Só porque viver não é relatável. Viver não é vivível.Terei que criar a vida. E sem mentir. Criar sim,mentir não. Criar não é imaginação, é correr o granderisco de se ter a realidade."

"É que sinto falta de um silêncio. Eu era silenciosa.E agora me comunico, mesmo sem falar. Mas falta umacoisa. E vou tê-la. É uma espécie de liberdade, sempedir licença a ninguém."

"...eu, obra anônima de uma realidade anônima, só justificável enquanto dura a minha vida".


"Não é que vivo em eterna mutação, com novas adaptações a meu renovado viver e nunca chego ao fim de cada um dos modos de existir. Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso, entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus."

"Ouve-me, ouve o meu silêncio. O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa. Capta essa outra coisa de que na verdade falo porque eu mesma não posso."

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

"Antes do aparecimento do espelho a pessoa não conhecia o próprio rosto senão refletido nas águas de um lago depois de certo tempo cada um é responsável pela cara que tem..."


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento"

"Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma. Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro...há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo. Quase quatro anos me transformaram muito. Do momento em que me resignei, perdi toda a vivacidade e todo interesse pelas coisas. Você já viu como um touro castrado se transforma em boi. Assim fiquei eu... para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meus grilhões - cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força. Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma".

"Sei o que é primavera porque sinto um perfume de pólen no ar, que talvez seja o meu próprio pólen, sinto estremecimentos à toa quando um passarinho canta, e sinto que sem saber eu estou reformulando a vida. Porque estou viva. A primavera torturante, límpida e mortal que o diga, ela que me encontra cada ano tão pronta para recebê-la. Bem sei que é uma perturbação de sentidos. Mas, por que não ficar tonta? Aceito esta minha cabeça à chuva tremeluzente da primavera, aceito que eu existo, aceito que os outros existam porque é direito deles e porque sem eles eu morreria. Sinto que viver é inevitável. Posso na primavera ficar horas sentada fumando, apenas sendo. A primavera me dá coisas. Dá do que viver."

" Porque eu me imaginava mais forte. Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil. É porque eu não quis o amor solene, sem compreender que a solenidade ritualiza a incompreensão e a transforma em oferenda. E é também porque sempre fui de brigar muito, meu modo é brigando. É porque sempre tento chegar pelo meu modo. É porque ainda não sei ceder. É porque no fundo eu queria amar o que eu amaria - e não o que é. É também porque eu me ofendo a toa. É porque talvez eu precise que me digam com brutalidade, pois sou muito teimosa. É porque sou muito possessiva e então me foi perguntado com alguma ironia se eu também queria o rato para mim.Talvez eu me ache delicada demais apenas porque não cometi os meus crimes. Só porque contive os meus crimes, eu me acho de amor inocente.Talvez eu tenha que chamar de "mundo"esse meu modo de ser um pouco de tudo. Eu, que sem nem ao menos ter me percorrido toda, já escolhi amar o meu contrário(...). Eu que jamais me habituarei a mim, estava querendo que o mundo não me escandalizasse. Porque eu, que de mim só consegui foi me submeter a mim mesma, pois sou tão mais inexorável do que eu, eu estava querendo me compensar de mim mesma com uma terra menos violenta que eu."

“Sobretudo um dia virá em que todo meu movimento será criação, nascimento, eu romperei todos os nãos que existem dentro de mim, provarei a mim mesma que nada há a temer, que tudo o que eu for será sempre onde haja uma mulher com meu princípio, erguerei dentro de mim o que sou um dia, a um gesto meu minhas vagas se levantarão poderosas, água pura submergindo a dúvida, a consciência, eu serei forte como a alma de um animal e quando eu falar serão palavras não pensadas e lentas, não levemente sentidas, não cheias de vontade de humanidade, não o passado corroendo o futuro! O que eu disser soará fatal e inteiro!”

"Estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. Não confio no que me aconteceu. Aconteceu-me alguma coisa que eu, pelo fato de não saber como viver, vivi uma outra? A isso quereria chamar desorganização, e teria a segurança de me aventurar, porque saberia depois para onde voltar: para a organização anterior. A isso prefiro chamar desorganização pois não quero me confirmar no que vivi - na confirmação de mim eu perderia o mundo como eu o tinha, e sei que não tenho capacidade para outro".


O tempo corre, o tempo é curto: preciso me apressar,mas ao mesmo tempo viver como se esta minha vida fosse eterna...

engulo a loucura porque ela me alucina calmamente

"Oh, não se assuste, as vezes, a gente mata por amor, mas eu juro que um dia a gente esquece, juro"

"Era cedo demais para eu ver tanto. Era cedo demais para eu ver como nasce a vida. Vida nascendo era tão mais sangrento do que morrer. Morrer é ininterrupto. Mas ver matéria inerte lentamente tentar se erguer como um grande morto-vivo... Ver a esperança me aterrorizava, ver a vida me embrulhava o estômago. Estavam pedindo demais de minha coragem só porque eu era corajosa, pediam minha força só porque eu era forte."

uma esperança posou em meu braço, não senti nada de tão leve que era...

"... já que sou, o jeito é ser..."

''Sou uma louca, mas guiada dentro de mim por uma espécie de sábio!''


Eu sou uma pergunta.


"O que eu disser soará fatal e inteiro!"

"...Cuide-se como se você fosse de ouro,ponha você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se"

"E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço."

"Onde aprender a odiar para não morrer de amor?"

Depois que descobri por mim mesma como éque se pensa, nunca mais acreditei nos pensamentos dos outros.......

"PRECISA-SE"Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar. P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilarecerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.

Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase queimediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezesacontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. [...] Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.”

" Sou um coração batendo forte no mundo...".

"Não pense que escrevo aqui o meu mais íntimo segredo pois há segredos que eu não conto nem a mim mesma."


E o que há de se fazer com a verdade que todo mundo é um pouco triste e um pouco só?

"...há impossibilidade de ser além do que se é - no entanto eu me ultrapasso mesmo sem o delírio, sou mais do que eu, quase normalmente - tenho um corpo e tudo que eu fizer é continuação de meu começo......a única verdade é que vivo. Sinceramente, eu vivo. Quem sou? Bem, isso já é demais...."

Porque há o direito ao grito.então eu grito.

Fragmentos de textos de Mafalda (by Quino)


Mafalda

Parece que hoje em dia o Vaticano, a ONU e a minha cadeirinha têm o mesmo poder de persuasão.

"Como é possível ainda não terem dado o Oscar ao Pica-Pau?"

Ela está fazendo lição de casa e está escrevendo a frase: "Minha mamãe me ama, minha mamãe me mima...".
Aí ela sente o cheiro de sopa no ar e grita pra mãe "Ou você deixa de fazer sopa ou eu paro de escrever hipocrisias!!!"
É o primeiro dia de aula e a diretora está dando as boas-vindas aos alunos novos e diz: "E aos pequenos, vocês podem ter certeza que aqui receberam de suas professoras aquilo que todas as mães lhes dá: AMOR!!!".
Aí a Mafalda olha pra ela aliviada e responde:
"Ufa... Pensei que você fosse dizer sopa..."


"Já que não conseguimos amar-nos uns aos outros,por quê não tentamos amar-nos outros aos uns?"


A mãe de Mafalda vai fazer compras e fala para ela...Mafalda ,não abra a porta pra ninguém!!!
E ela responde: e se é a felicidade?


Um Sr. pergunta como ela está inda na escola e ela pergunta ao Sr. se ele tem pago seus impostos em dia...


Um vendedor bate à porta e pergunta:"-O chefe da família está?"
Mafalda fecha a cara e responde:
"-Nesta família não temos chefe. Somos uma cooperativa".
E bate a porta.


A vida começa aos 40...Mafalda: Por que diabos nos trazem com tanta antecedencia!!!!!!


A Mafalda passa por um jardim e diz:- Graças a Deus chegou a primavera!
Depois ela ouve um idoso dizendo:
- Graças a Deus cheguei à primavera.
Então ela pensa: "eu eu aqui dizendo trivialidades" ...


Mafalda pensando a respeito das pessoas... E chega à seguinte conclusão:
"E não é que neste mundo existe cada vez mais gente e cada vez menos pessoas?!?!?".


Depois da mãe dela explicar que ela tinha que tomar sopa senão nunca ia crescer e virar adulta, ela solta:
"O mundo seria tão mais calmo se Marx não tivesse tomado sopa..."



Conversa entre a mafalda e o pai dela"mafalda:
- Pai me explica o problema do Vietnã?!
- Não mafalda, você não vai entender!
- Tá, tudo bem, eu sou boba mesmo...
- Você não é boba, é que não é para crianças!
Ela se assusta, passa um tempo ela diz
- Então não dá pro senhor contar tirando as partes pornográficas?!"


O que faz aí sentado, Miguelito?
- Estou esperando algo da vida.
- Não entendo, Miguelito. O que quer dizer isso de ficar aí sentado esperando algo da vida?
- Isso mesmo: que vou ficar aqui sentado, esperando que a vida me dê algo.
Mafalda fica olhando pro Miguelito e sai andando.
- E não será que o mundo está cheio de Miguelitos e por isso está como está?


Filipe pergunta a Mafalda como é o mar.
Ela diz:"É como uma enorme sopeira segurada por um bêbado."



... estão na cama e ela chega, perguntando se o pai foi o primeiro namorado da mãe.
Acho que o pai fica nervoso, fala que aquilo não é hora de perguntar e pra ela voltar pra cama. Em seguida, o pai acende a luz novamente e pergunta pra mãe: E você, tá pensando em quem?


"Justo a mim me coube ser eu!"


Ela vê um homem comentando "Ah, mudar o mundo... só podia ser coisa de jovens mesmo", corre para encontrar seus amigos e avisa: "vamos mudar o mundo, antes que ele mude a gente!".


Após ouvir as últimas notícias do mundo, Mafalda olha para o seu globo terrestre e diz "Se você tivesse fígado... que hepatite, hein?"


Ela está vendo TV (ou ouvindo o rádio) e a repórter diz que temos que cuidar das nossas crianças, pois elas são o futuro do nosso país, e Mafalda diz:"COITADO DO NOSSO PAÍS, COM UM FUTURO TÃO PEQUENO"


Manolo diz que não entende como ela pode gostar tanto dos Beatles, se nem consegue entender a língua que eles estão falando.Ela responde que ninguém entende o que quer dizer "au,au" e mesmo assim todo mundo gosta de cachorros.


Mafalda, curiosa, pega os óculos do pai que estão em cima de um armário e os experimenta. Ela vê tudo embaçado. Daí, resolve encontrar-se com o pai que está saindo do banho e diz para ele: Toma. Se essa é tua visão de mundo, acho que a partir de hoje vou saber te perdoar muita coisa.



Susanita: ...por que existem pessoas que são bonitas POR FORA e pessoas que são bonitas POR DENTRO!
miguelito: e também tem a gente, os bonitos double-face!



Mafalda - Que calamidade! fiquei sabendo que quando aqui é meio-dia, na Europa já é meia tarde e na Ásia é meia-noite.filipe - e dai?mafalda - daí que eu não vejo como é que um país pode ir pra frente quando as horas já chegam nele usadas por mais de meio mundo!


Mafalda está olhando para um globo e diz:
Será que Deus terá patenteado essa idéia do hospício redondo?

terça-feira, 17 de junho de 2008



segunda-feira, 9 de junho de 2008



Não Quero
Não quero alguém que morra de amor por mim... Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando. Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo,quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade. Não tenho a pretensão de que todas as pessoas quegosto, gostem de mim... Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível... E que esse momento será inesquecível... Só quero que meu sentimento seja valorizado. Quero sempre poder ter um sorriso estampando meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir pazpara os que estiverem ao meu redor. Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém... e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto. Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho... Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento... e não brinque com ele. E que esse alguém me peça para que eu nunca mude,para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo. Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes paramostrar a ele que o amor existe... Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz. Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos,talvez obterei êxito e serei plenamente feliz. Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas... Que a esperança nunca me pareça um "não" que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como"sim".
Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros... Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento. Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... que o amor existe, que vale a pena se doaràs amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu apena!!!